Tem gente que não passa sem ele de manhã. Até porque uma boa xícara de café ao acordar ajuda a dar aquela "levantada" no ânimo. A novidade é que é cada vez maior o númeor de evidências de que o bom e velho cafezinho faz mais pea sua saúde do que apenas ajudar a despertar. Ele é, por exemplo, um elixir repleto de substâncias antioxidantes, capazes de combater os radicais livres, células adulteradas que provocam o envelhecimento precoce do organismo.
Para ter uma ideia do poder do café, um estudo publicado no American Journal of Clinal Nutrition, uma das mais importantes publicações sobre nutrição dos EUA, revelou que a bebida tem mais antioxidantes que o suco de uva e que frutas vermelhas como framboesa e amora.
Conheça o que essa deliciosa bebida pode fazer por você:

A "culpa" nesse caso, é da cafeína. "Já se mostrou que ela pode melhorar a performance", diz Ruth Frechman, port-voz da American Dietic Association. Segundo Mark Tarnopolsky, pesquisador da Universidade McMaster (Canadá), a cafeína tem a capacidade de baixar a percepção da fadiga no cérebro, de aumentar a contração e o estado de alerta e de incentivar a liberação de cálcio nos músculos, mineral essencial para contração muscular. "Os estudos revelam que bastam duas xícaras de café diariamente, uma hora antes dos treinamentos, para que isso aconteça. Mais: a cafeína estimula você a se exercitar entre 10% e !5% mais tempo", diz ele. E isso vale tanto para consumidores vorazes quanto para os que raramente tomam café.'
Ajuda a evitar o câncer de próstata

Ao que tudo indica, os responsáveis por isso são os antioxidantes e compostos anti-inflamatórios contidos no café, que afetam não só os níveis de insulina no corpo, como também os níveis de hormônios sexuais, ambos ligados ao desenvolvimento dessa doença maligna.
Protege contra o diabetes
Já se sabia que, quanto maior o consmo de café, menores eram as chances de alguém desenvolver diabetes tipo 2 (aquela que não requer o uso de insulina), mas a ciência ainda não sabia por quê. Um studo divulgado no ano passado por cientistas da UCLA (EUA) jogou uma luz na resposta. Ao que parece, o cafezinho aumenta os níveis de uma proteína no sangue chamada SHBG, que regula a ação dos hormônios sexuais (testosterona, neles, e estrógeno, nelas), que têm um papel importante no desenvolvimento do diabetes. Os pesquisadores americanos constataram que mulheres que bebiam ao menos quatro xícaras de café por dia tinham menos da metade do risco de desenvolver a doença do que quem não era adepto da bebida.

Você pode tomar seu cafezinho sem medo. Considerado estimlante devido à presença da cafeína, o consumo de café sempre gerou recomendações cautelosas pelos médicos, até porque se acreditava que ele pudesse levar à hipertenção. "A cafeína pode fazer piorar a hipertenção em agumas pessoas, mas ela definitivamente não causa a hipertenção. Mas, para a maioria, o aumento da pressão causado por ele é bem pequeno", afirma Terry Graham, diretor do departamento de Ciências da Nutrição da Universidade de Ghelph (Canadá).
Mais: acreditava-se que a bebida também pudesse piorar o quadro de quem tinha problemas do coração, podendo levar a derrames e infartos. Mas o que incrivelmente vem se descobrindo nos últimos anos, é que o café é, pelo contrário, bom para o coração. Pesquisadores suecos desocbriram, por exemplo, que ele reduz em 25% o risco de derrames em mulheres.
Em 2008, uma pesquisa semelhante, feita na Finlândia, revelou que homens que bebiam oito o mais xícaras por dia tinham 23% menos chances de sofrerem com isso que aquelas que bebiam muito pouco ou não bebiam.
Isso não quer dizer, no entanto, que se possa (ou deva) virar 1 litro de café por dia. A bebida pode provocar palpitações em algumas pessoas, além do fato de muitos encherem o cafezinho de açúcar, o que não faz nada bem à saúde.
Quer ler mais sobre café? Acesse o site www.sportlife.com.br ou vá até a banca mais próxima. (:
Fonte: revista SportLife, parceira da Axxium.
Nenhum comentário:
Postar um comentário